sábado, 29 de janeiro de 2022

Semana de Atividades do Projeto Arbocontrol da Região Sudeste

Desde o ano de 2019, a REC - Rede de Estudos das Competências da UFES, reúne, em sua maioria, profissionais de bibliotecas escolares, públicas, universitárias e pesquisadores da Ciência da Informação, Biblioteconomia, Arquivologia, Educação, Saúde e Tecnologia da Informação. Em 2021, fora estabelecida uma parceria com a Rede Brasil do Projeto Arbocontrol da Região Sudeste, registrada na Plataforma Brasil e coordenada pela FCS da UnB, dando visibilidade, por meio dos eventos realizados, ao conjunto de habilidades e competências informativas necessárias às ações de tradução do conhecimento na área da educação e comunicação em saúde.

Com os processos de divulgação dos estudos realizados pela Rede Brasil, surgiu a oportunidade de oferecer apoio à "Semana de Atividades do Projeto Arbocontrol da Região Sudeste", ao viabilizar que a REC mantenha a meta de colocar em análise os saberes (conhecimentos) e fazeres (habilidades) requeridas pelo trabalho de pesquisa e extensionistas em ambientes de saúde (hospitais, unidades de saúde, etc.), comunitários (associação de moradores, parques, etc.), informativos (arquivos, bibliotecas, museus, ciberespaço, etc.), corporativos e educativos (escolas, empresas, universidades, sistemas de informação, etc.), entre outros não citados.

Para conhecimento da comunidade interna e externa às instituições que participam da REC e da Rede Brasil, destaca-se, a seguir, a Webinar realizada pela Coordenação Nacional do Projeto Arbocontrol e, como resultado de processos de colaboração e cooperação, são compartilhadas informações sobre a palestra organizada pela Coordenação da Região Sudeste e das demais Lives organizadas pelas Coordenações das Estações de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Minas Gerais (MG) e Espírito Santo (ES), permitindo o acesso aos resultados preliminares dos trabalhos desenvolvidos até o momento pelos sujeitos ligados a estas redes.

PROGRAMAÇÃO

Webinar da Coordenação Nacional do Projeto Arbocontrol

Dia 18/01, 19 horas - 1º Webinar do Projeto "Rede Brasil: Projeto Arbocontrol em Ação" organizada pela Coordenação Nacional, tendo na condução a profa. Valéria Mendonça (UnB) e a participação do Ministério da Saúde e da Região Sudeste na mesa, junto com as demais coordenações das cinco regiões brasileiras.

Semana de Atividades do Projeto Arbocontrol da Região Sudeste

Dia 31/01, 19 horas - Live de Abertura da coordenação Região Sudeste e Estação de Minas Gerais (MG): "O uso de tecnologias Web e aplicativos para a tradução do conhecimento", com a participação de Valéria Mendonça (UnB) e Fabricio Mendonça (UFJF) que com a meta de DenunciAr para prevenir fará o lançamento de um "Disque Denúncia das Arboviroses".




Dia 01/02, 19 horas - 🔖🔖 Live da Região Sudeste - Estação RJ: "Podcast informativo uma ferramenta para comunicar ciência por meio das bibliotecas públicas”. Sob a coordenação de Daniele Achilles (UNIRIO), os integrantes do projeto abordam o Podcast Informativo como uma ferramenta para InformAr ciência com o auxílio das bibliotecas públicas. Não percam! 📲📶 Transmissão pelo Canal do Youtube da REC e ECoS


Dia 02/02, 19h30min - 🔖🔖 Live da Região Sudeste - Estação ES: "Como produzir um livro", sob a coordenação da profª Eliana Zandonade a equipe irá ComunicAr as estratégias dos bastidores do livro "Os caçadores de mosquito". 📲📶 Transmissão pelo Canal do Youtube da REC e ECoS

Dia 03/02, 19 horas - 🔖🔖 Live da Região Sudeste - Estação SP: “A importância da mensagem visual e o desenvolvimento das competências em informação e midiática”. Com a equipe da Unesp: Vânia Valente, Danielli Santos e Tiffany Yassuda (UNESP Baurú). 📲📶 Transmissão pelo Canal do Youtube da REC e ECoS

Dia 04/02, 19 horas 🔖🔖 Webinar de encerramento da Semana de Atividades da Região Sudeste: "A mediação cultural por meio da literatura infantojuvenil: lançamento da Coleção Perguntas da Arbo".

Nesse dia, teremos a participação da profª Valéria Mendonça (UnB) e José Braz Padilha (Ministério da Saúde), das bibliotecárias Elijance Marques (PMC) e Maria Giovana Soares (BC da UFES), das professoras Meri Gerlin (PPGCI UFES) e Margarete Farias (PPGCI UFES) e dos bolsistas do Projeto Arbocontrol na UFES João Pedro Pacheco e Eliezio Passos Júnior. 📲📶 Transmissão pelo Canal do Youtube da REC e ECoS



Esse momento contará com atividades culturais baseadas nos produtos da “ReContAr – Projeto Arbocontrol da Região Sudeste” e, por conseguinte, com o lançamento da Coleção “Perguntas da Arbo: Histórias para todas as idades”.

A coleção é composta por 6 volumes direcionados ao público, infatojuvenil e adulto, em geral e, para, apoio do trabalho desenvolvido, por contadores de histórias, bibliotecários, professores, agentes de saúde e outros profissionais da saúde, cultura, informação e educação que participam do Programa de Saúde na Escola e demais ações derivadas/correlacionadas.

Realização/Apoio:

Projeto Arbocontrol do Nesp da FCS/UnB com o apoio do Laboratório ECoS; Agência de Apoio à Pesquisa Finatec; Projeto Arbocontrol da Região Sudeste - "ReContAr" ; "Rede de Estudos das Competências" - REC da UFES e, por fim, SUS - Ministério da Saúde.



Nenhum comentário:

Postar um comentário