sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Literatura para todos os gostos

Literatura para todos os gostos






Entre os dias 02 e 17 de outubro acontece o 3º Salão do Livro de Vila Velha. O evento será promovido pelo Shopping Praia da Costa e traz ao Estado nomes consagrados da arte e literatura nacional como a jornalista, pintora, escritora e ocupante da cadeira número um da Academia Brasileira de Letras Ana Maria Machado; e o renomado cartunista e escritor Ziraldo. Este último, o homenageado do Salão, trará o tema de suas obras em toda a decoração do evento. Além disso, o pai do Menino Maluquinho é o comandante dos bate-papos literários do dia 14 de outubro.

São quatro autores nacionais convidados e outros dez mestres da literatura capixaba que vão promover oficinas e bate-papos, lançamentos e sessões de autógrafos durante as duas semanas em que a estrutura permanece no Shopping. Entre os autores locais, destacam-se José Tatagiba, Josmary, José Carlos Matedi e Geraldo Fernandes. O 3º Salão do Livro também conta com opções de entretenimento. Entre as 17h e 21h apresentam-se várias atividades, que vão do teatro de bonecos e contação de histórias a shows de mágicas e cantigas de roda.

Quatro palestras estão programadas para ocorrer nas duas semanas da festa literária. Elas acontecem no dia 08, 11, 13 e 14, sempre a partir das 9h em uma das salas do Kinoplex Praia da Costa. No dia 14, em bate-papo com presença de Ziraldo, a expectativa fica em torno do debate sobre o tema: “Ler é mais importante que estudar”, lançado pelo próprio mestre da literatura infantil.

Exceto no domingo (03), vários autores capixabas estarão autografando suas obras a partir das 17h, de segunda a sexta-feira; e também no sábado e domingo durante todo o período do evento. A escritora Josmary estará presente entre os dias 08 e 10 e 15 a 17.

Autores Convidados:

* Maria Antonieta Cunha (13/10)
* Ziraldo (14/10)
* Ana Maria Machado (a confirmar)
* Dermeval Saviani (a confirmar)

Lista de autores capixabas convidados:

* Josmary – escritora de livros em braile e libra. Serão convidadas instituições voltadas para portadores de deficiência e livros serão distribuídos gratuitamente aos visitantes portadores de deficiência.
Títulos: Chico Boneco; Zé da Lata; Irene e João da Santa.

* José Tatágiba – Livro com fotos de Vitória (antiga e atuai).
Títulos: Vitória ontem e hoje e Vitória Cidade Presépio.
Exposição com fotos antigas da Capital.

* Geraldo Fernandes – escritor
Títulos: Versamentos e Pensamentos; Sentimentos Ocultos; Um amor por acaso; Vitória Mar.

* Sandra Gasparini – escritora
Título: Santa Igreja (Viagem no tempo)

* Chico Aurélio – Escritor e Presidente da Academia Espirito Santense de Letras.
Títulos: Olhar para o Mundo; Dicionário; Afonso Claudio.

* Antonio Rocha Neto – Escritor
Título: Pequeno discurso sobre a feiúra.

* Fernando Achiemé – Escritor
Título: A obra incerta

* José Carlos Matedi – Escritor

Títulos: Anjos e Diabos do ES – Fatos e Personagens da História capixaba; Cartas de Cantos infantis; Guerra dos Brinquedos; Aspectos Históricos da Imprensa Capixaba; Praia do Suá; História da Imprensa Oficial do espírito Santo; Intuições e Mestre da Dor.

* Soemia Pimentel – Escritora e Poetisa
Títulos: Baldo Enigmáticos.

* Alvarito M. Filho – Escritor e ator.
Títulos: A Caravela da Imaginação; Os Gatos do beco e Quando se vive a poesia.

Evento: 3º Salão do Livro de Vila Velha
Data: De 02 e 17 de outubro
Local: Em todo o Shopping (Praça de Eventos, Praça de Alimentação, Piso L-3 e Lounge do piso L-3)
Entrada franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário