quinta-feira, 18 de março de 2010

Convite: Palestra Idhéia Musical com Juca Magalhães

PROJETO INFORMA-AÇÃO E CULTURA
Apresenta:

PALESTRA IDHÉIA MUSICAL – UMA INTRODUÇÃO À MÚSICA DE CONCERTO


Dia: 25/03/2010 – Quinta-feira
Local: Salão Rosa – CCJE – UFES
Horário: 19:00 às 21:00.
Palestrante: Juca Magalhães
Inscrições: projetoinformaacaoecultura@yhaoo.com.br
Tel: (27) 9244-2708 (Mara)


Idhéia Musical é uma palestra que aborda em linhas gerais a trajetória da dita “Música de Concerto” ocidental, abordando os períodos da história da música, seus principais compositores desde o barroco até a música clássica no Brasil, culminando com um pouco de sua trajetória também aqui no Estado do Espírito Santo.

São apresentados trechos de ópera, oratório, das orquestras e suas diferentes formações: sinfônica, filarmônica, de câmara etc. Vemos as transições ao longo dos séculos - de instrumentos, de estética musical, de forma - fazendo uso de comparações com outras expressões artísticas como a pintura, a moda, até a arquitetura e a história em geral.

A Idhéia Musical tem aproximadamente uma hora - podendo se estender em função do interesse dos presentes - mas foi pensada para ser ágil, divertida e com muita informação visual que, aliada à musical, desperta a memória afetiva do ouvinte para aquelas melodias que todo mundo conhece sem saber de quem é, o que é ou de quando é. A intenção é fomentar a formação de platéia entre jovens, adultos, idosos e qualquer um que se interesse em obter uma breve panorâmica da música.

No final se fala sobre o livro “Da Capo” que narra o período de criação da Orquestra Filarmônica do Espírito Santo – OFES e a temporada de concertos do grupo, dando dicas de comportamento para evitar as gafes mais comuns nos teatros e também sugerindo os melhores sites da Internet que hoje disponibilizam gratuitamente as mais cobiçadas gravações de música de todos os tempos, socializando uma informação que sempre foi cara e considerada elitista.

Idhéia Musical é uma criação de Juca Magalhães. Antigo colaborador da Associação de Amigos da Orquestra Filarmônica do Espírito Santo, publicou em 2002 – através do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo - o único livro sobre o grupo lançando luz sobre sua fundação. É também professor substituto no Departamento de Biblioteconomia da Universidade Federal do Espírito Santo, Gerente de Comunicação do recém criado Instituto Todos os Cantos e autor do blog “A Letra Elektrônica”.



Prestigiem!
Abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário