segunda-feira, 22 de outubro de 2018

XV CONGRESSO BRASILEIRO DE POETAS TROVADORES


XV CONGRESSO BRASILEIRO DE POETAS TROVADORES


Evento totalmente gratuito. Aberto à participação de estudantes, professores, poetas, escritores e ao público em Geral. Certificado enviado por Correio Eletrônico, com carga horária de 32 horas para todos que tiverem 80% de frequência nos quatro dias do evento. 


Período: 15 a 18 de novembro de 2018

Local: Auditório da Câmara Municipal de Santa Teresa, ES


PROGRAMAÇÃO

15/11/2018 - QUINTA FEIRA (FERIADO)

13 as 17 horas: Inscrições para os que desejarem ao final do evento ou por e mail o certificado de participação com carga horária de 32 horas. Entrega de material. Acolhida pela equipe de Acadêmicos e voluntários da Academia ACLAPTCTC e da Academia de Letras e Artes de Santa Teresa. Montagem do Varal de Poesias. Ornamentação do local: Exposição de obras da Artista Celina Rodrigues. 

17h30min: CERIMÔNIA DE ABERTURA. Entrada livre e gratuita para estudantes, professores, escritores e demais interessados pelos temas do evento. Saudação aos presentes pelo Acadêmico, Mestre Gil, o qual fará a recepção aos visitantes, apresentando a Dupla Sertaneja Bernardo e Rodrigo, destaque musical da Serra, na Grande Vitória, ES. 

18 horas: Solenidade Oficial de abertura do XV CONGRESSO BRASILEIRO DE POETAS TROVADORES. Apresentação Artística e Cultural (SMTC). Composição da mesa que presidirá os Trabalhos. Execução dos Hinos: Nacional, do Estado e de Santa Teresa. Execução do Hino da Academia ACLAPTCTC, Letra e Música de Edilson Celestino Ferreira. Saudação da Presidente da Academia de Letras e Artes de Santa Teresa, Maria Cleusa Fardin; Fala do Presidente da ACLAPTCTC, Academia dos Trovadores, Clério José Borges; Fala do Presidente da Câmara Municipal, Vereador, Bruno Henriques Araújo; Fala do Exmo. Senhor Prefeito Municipal Gilson Antônio de Sales Amaro. Início do XV Congresso Brasileiro de Poetas Trovadores.

19h30min: ANO DE 2018: ANO CELINA RODRIGUES. O Acadêmico Rogério Dalmonech fará homenagem a Artista Plástica Celina Rodrigues, natural de Santa Teresa, falecida em 1999, que se fosse viva estaria fazendo Cem Anos. Relato sobre a vida e obra da Artista. Exibição de Vídeo. Depoimentos. Declamação de versos da Literatura de Cordel pela Escritora Kátia Maria Bobbio Lima. 

20h30min: MOMENTO DAS PREMIAÇÕES. Troféus, Medalhas e Diplomas aos Vencedores dos Concursos Municipal, Estadual e Nacional de Trovas com tema Beija Flor/Colibri e de Poesias com o tema Imigração Italiana e/ou Colonização Italiana. HOMENAGENS aos ESTUDANTES de Santa Teresa participantes dos concursos e homenagem aos PROFESSORES dos alunos vencedores. 

21h00min: Apresentação Cultural: CÍRCOLO TRENTINO de Santa Teresa. 

21h30min: Cofee Break.


16/11/2018 - SEXTA FEIRA

8 horas: Concentração na Praça Augusto Ruschi.  8h05min: Visita a Escola Pessanha Póvoa, na Praça Augusto Ruschi. Declamações para crianças de 4 a 5 anos, do turno da manhã, com presença de pais dos alunos. Coordenação da Diretora Professora Dornedes Hoffmann. 9 horas. Início do Passeio Turístico. Saída da Praça Augusto Ruschi. Visita aos principais Pontos Turísticos da Cidade. Início do Concurso Relâmpago de Trovas com o tema “Canaã”.

14 horas: Visita a Escola Pessanha Póvoa. Declamações para crianças de 4 a 5 anos, do turno da tarde, com presença dos pais convidados a convite da Diretora Professora Dornedes Hoffmann.

15 horas: INÍCIO DAS ATIVIDADES DO PERÍODO DA TARDE. Local: Auditório da Câmara Municipal. ENTRADA LIVRE E GRATUITA para estudantes, professores e para o público em geral.

RECITAL POÉTICO. Coordenação da Escritora e Condessa Maria Dolores Pimentel Rezende, de São José do Calçado, ES e dos Escritores Roberto Vasco e Magnólia Pedrina Silvestre. Participação de Poetas da Cidade.

15h30min: BOAS VINDAS. O Acadêmico, Dr. Antônio Walter Teixeira fará saudação de Boas vindas e conduzirá os trabalhos, como Mestre de Cerimônias e Mediador das Palestras e Debates. 

PALESTRAS. Entrada gratuita, aberta a participação de todos, sem necessidade de Inscrição: 1) Virginia Tamanini, Escritora de Santa Teresa, pela Acadêmica Sandra Gasparini. 2) A Poesia de Santa Teresinha, pelo Escritor, Acadêmico e Teólogo Wallace Bertoli. 3) Dinâmica de incentivo a leitura contando a história das mãos, pela Acadêmica Adircilene Lerilda Batista e Silva, de Lagoa da Prata, MG. 4) Como Montar e publicar um Livro. Prefácio, ISBN, Ficha Catalográfica, pelo Acadêmico Clério José Borges. 5) Imigração Italiana, palestra do Acadêmico Antônio Ângelo Zurlo. 6) Palestra “Naturalismo a nova Ordem Mundial” e lançamento do Livro, “Tudo em Transformação”, pelo Acadêmico Edilson Celestino Ferreira. 7) A Poesia de Florbela Espanca. Precursora do movimento feminista em Portugal de 1894 a 1930. 8) Análise do Livro “Canaã”, de Graça Aranha, com Clério José Borges e Roberto Vasco. 9) Bate Papo com os Escritores e Tarde de Autógrafos. 10) Oficina Poética de Trovas. Aulas práticas com atividades (exercícios). Concurso Relâmpago. Coordenação do poeta Albércio Nunes. 

19 horas: SERENATA. Concentração no Auditório da Câmara Municipal de Santa Teresa. Seresta. Ensaio. Relação das músicas a serem cantadas. 19h30min - Início da SERENATA. Pelas ruas de Santa Teresa com coordenação da Senhora Leni Cruz e Cleusa Fardin. Participação Violeiros, Poetas e Povo. Saída da Câmara Municipal com chegada à Rua do Lazer e encerramento no Bar Elite.


17/11/2018 - SÁBADO

9 horas: TROVEATA NO SÁBADO PELA MANHÃ. Desfile dos Poetas, Artistas e Grupos Musicais, com saída da Praça Primo Sâncio (Rua do Lazer), seguindo para a Praça Augusto Ruschi com concentração no Coreto da Praça, com participação do Coral, “Garotas Ítalo Teresense” e Grupo de Dança do Círcolo Trentino. Carro de Som.

15 horas: INÍCIO DAS ATIVIDADES DO PERÍODO DA TARDE. Local: Auditório da Câmara Municipal. ENTRADA LIVRE E GRATUITA para estudantes, professores e para o público em geral. BOAS VINDAS. O Acadêmico, Dr. Antônio Walter Teixeira fará saudação de Boas vindas e conduzirá os trabalhos, como Mestre de Cerimônias e Mediador das Palestras e Debates.

Lançamento do Livro: Romance, "Quando a vida não oferece escolhas", da Acadêmica, Maria Viola Bona, da ACLAPTCTC e Academia de Letras de Vila Velha. Lançamento de Livros de Escritores de Santa Teresa e Visitantes. 

15h05min: Dança Sênior. Participação de Grupos da Terceira Idade. Palestra sobre Dança Sênior com atividades práticas, pela Acadêmica Magnólia Pedrina Sylvestre. 

15h30min: Palestra: “A Poética de Cecília Meirelles.” Pela Professora Marilete Buss Garcias. RECITAL DA ESCOLA JOSÉ PINTO COELHO. 

16 horas: Apresentação Poética. Coordenação da Professora Elisa Alves. RECITAL POÉTICO DA ESCOLA SANTA CATARINA

17 horas: MOMENTO DE PALESTRAS: Entrada gratuita aberta à participação de todos, sem necessidade de Inscrição: Palestra: “A Importância da Leitura na primeira e na Segunda Infância.” Coordenação da Acadêmica Ângela Lino de Jesus Veríssimo, tendo como debatedora a Acadêmica Comendadora, Soêmia Pimentel Cypreste. Mesa Redonda – Preservação de Documentos Históricos e Resgate Cultural. Debatedores: Rogério Sequeira Costa, de Itaocara, RJ e Roberto Vasco, de Vitória, ES. Performance Musical. Professora Acadêmica e Maestrina Adriana Dutra Amaral (Serra, ES). Palestra: “Textos e contextos em torno da literatura oral no Estado do Espírito Santo” pela professora do Departamento de Biblioteconomia da UFES, Acadêmica, Meri Nadia Marques Gerlin, com o objetivo de refletir sobre uma produção literária que tem como base contos populares disseminados oralmente no Espírito Santo.

19 horas: SOLENIDADE DE HOMENAGENS. Local: Auditório da Câmara Municipal de Santa Teresa. Abertura solene, pelos Mestres de Cerimônias Paulo Negreiros e Kátia Bobbio. Composição da mesa que presidirá os Trabalhos. Execução dos Hinos: Nacional, do Estado e de Santa Teresa. Execução do Hino da Academia ACLAPTCTC. Saudação da Presidente da Acad. de Santa Teresa, Maria Cleusa Fardin; Fala do Presidente da ACLAPTCTC, Clério José Borges; Fala do Presidente da Câmara Municipal, Vereador, Bruno Henriques Araújo; Fala do Exmo. Senhor Prefeito Municipal Gilson Antônio de Sales Amaro.

Outorga da COMENDA BEIJA FLOR; Outorga da Comenda ESCRITOR GRAÇA ARANHA, com a Entrega do título de EMBAIXADOR (A) DA PAZ E DO MEIO AMBIENTE.

HOMENAGENS A PERSONALIDADES ARTÍSTICAS E CULTURAIS DE SANTA TERESA. Homenagens aos Acadêmicos Imortais, Luiz Busatto, Sandra Gasparini e Matusalém Dias de Moura. Homenagem ao Acadêmico Joel Rangel e ao ex-vereador e ex-prefeito de Santa Teresa, Alcides Silvestre. Homenagem aos Acadêmicos da Academia de Letras e Artes de Santa Teresa: Presidente, Maria Cleusa Fardin; 1ª Vice Presidente, Leni Cruz Mota; 2ª Vice Presidente, Mariza Lucindo; Secretária Geral, Marilande Angeli; 1ª Secretária, Lindaura Maria Fardin; 2º Secretário, Rogério Dalmonech; 3ª Secretária, Senhora Itamar Gonçalves; Tesoureiro Geral, Cristiano Neves; 1º Tesoureiro: Marcos Corteletti; 2º Tesoureiro: Cláudio Rasseli; Conselho Fiscal: Presidente do Conselho: José Ivane de Souza; Membros: Letícia Loss e Claides Guisolf Rasseli; Suplentes do Conselho Fiscal: Marisa Simões; Giovana Bomfin; Célio Perini; Marivalda da Costa Bridi.

ESCOLHA DA RAINHA E DAS PRINCESAS DOS POETAS TROVADORES. Coordenação: Cleusa Fardin, Marivalda da Costa Bridi, Joathan Zanoni e Paloma Gonçalves C. Coser. 

SHOW DO CANTOR E COMPOSITOR CARLOS BONA Lançamento do CD Poemas Musicados, com músicas de Carlos Bona e Letras dos Acadêmicos da Academia de Letras de Vila Velha e Convidados. Vendas, com preço especial de CDs Autografados pelo próprio Cantor e Compositor Capixaba, Carlos Bona.


18/11/2018 - DOMINGO

8 horas: MISSA EM TROVAS. Igreja Matriz de Santa Teresa D´Ávilla. Celebrante: Frei Iduino Poubel de Moraes (pároco). Trovas de A.A. de Assis, de Maringá, (PR). Apresentação dos Poetas Trovadores. O Cantor e Compositor, CARLOS BONA apresentará o Hino a Nossa Senhora da Penha e Canção em Louvor a São Francisco. 

09h40min: INÍCIO DAS ATIVIDADES DE ENCERRAMENTO DO CONGRESSO. Local: Auditório da Câmara Municipal. Entrada livre e gratuita para estudantes, professores e para o povo em geral. 

10 horas: CONGRESSO ESTADUAL DA SOCIEDADE DE CULTURA LATINA DO BRASIL DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO, SCLB-ES. Coordenação da Acadêmica Magnólia Pedrina Sylvestre e Clério José Borges. Assembléia Geral: Eleição da Executiva Estadual. Presença de Presidentes das Seções Municipais e Associados. 

10h30min: CASA DO POETA BRASILEIRO-Espírito Santo. POEBRAS-ES, filiada a POEBRAS NACIONAL. Assembléia Geral de Eleição da Diretoria Executiva Capixaba. Coordenação da Acadêmica, Ângela Lino Veríssimo. 

11 horas: SOLENIDADE DE ENCERRAMENTO DO CONGRESSO. Resultado do Concurso Relâmpago de Trovas com o tema CANAÃ, com entrega de Troféu e Medalhas. Escolha da próxima cidade onde ocorrerá o próximo Congresso. Aprovação da Carta de Santa Teresa, ES. 

12 horas: Almoço por adesão (R$25,00) e Encerramento. 

Realização/Apoio Cultural:

Resultado de imagem para prefeitura municipal de santa tereza
Academia de Letras e Artes de Santa Teresa
Câmara Municipal de Santa Teresa
Comércio e Indústria do Município de Santa Teresa
Escolas Municipais e Estaduais
Instituto Federal do ES e de Santa Teresa
Colégios Particulares e Faculdades




Nenhum comentário:

Postar um comentário