quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Projeto de Extensão “Leitura no ambiente hospitalar"

Oi galera!

Estou passando para postar como esta sendo o projeto de “Leitura no ambiente hospitalar". O projeto é em parceria com o Projeto de Extensão “ESCADA – Educação e Saúde de Crianças e Adolescentes” e Ambulatório Pediátrico do Hospital Universitário Cassiano Antonio de Moraes/UFES. 


O projeto de “Leitura no ambiente hospitalar" é composto pela equipe: Meri Nadia Marques Gerlin (Coordenação); Alzinete Maria Rocon Biancardi (Coordenadora do Projeto de Extensão GECHUFES); Maria da Penha de Mattos Nascimento (Coordenadora do Projeto de Extensão ESCADA), Cleydmara Santos (Monitora do Projeto Informa-ação e Cultura até 08/10) e Gracenilda Ribeiro da Silva Lacerda (atualmente monitora do Projeto Informa-Ação e Cultura).

As atividades de dinamização de leitura acontecem todas as quartas-feiras no  Ambulatório Pediátrico do Hospital Universitário Cassiano Antonio de Moraes – HUCAM, das 13h00 às 16h30min.

O primeiro encontro aconteceu no dia 18 de agosto de 2010 
A equipe do ambulatório nos recebeu muito bem e cedeu-nos um espaço para colocarmos nosso material. 



Professora Meri Nadia  Junto com  Dra. Maria da Penha de Mattos Nascimento (Coordenadora do Projeto de Extensão ESCADA)

Colocamos os livros em um espaço que o ambulatório cedeu para realizar as atividades do projeto, os paciente nos receberam muito bem e gostaram muito da iniciativa. Os pais nos disseram que chegam a ficar mais de cinco horas aguardando o atendimento, e que seria muito bom se estivesse-mos lá todos os dias. 

As crianças ficaram muito felizes, os pais aprovaram a iniciativa, uma mãe relatou que gostou muito do projeto, pois a escola que seu filhos estudam não possui biblioteca, e ali ela pode ver eles lendo. Ela disse ainda que estava lendo algumas histórias para depois "contar" para seus filhos.  Me emocionei quando esta mãe chamou seus filhos para irem embora, e eles queriam ficar, tentando convencer-los a irem ela disse que eles estavam sem almoço, e já era quase quatro horas da tarde e eles pediram para ficar mais um pouquinho, pois é muito difícil ir na biblioteca. 



O segundo encontro aconteceu no dia 25/08/ 2010

Ao chegarmos lá montamos nossa sala de  leitura, convidamos os pacientes para conhecer nosso espaço, eles gostaram muito. Nossos pacientes são pessoas de vários municípios do estado, alguns relataram que sairão de casa pela madrugada.

Usuários do ambulatório 

Crianças sendo atendidas pelos projetos



Os pais também gostam de ler 


O terceiro encontro aconteceu em 02/09/2010

Cada encontro de leitura encontramos pessoas diferentes com realidade diferentes, todos aprovaram o projeto, ao chegar lá, fui informada que pais que participaram do primeiro encontro fizeram doação de revistas, gibis entre outros. 

Os usuários  pedem para ficar no corredor  ou até entrarem no consultórios com os livros ou revistas. Para alguns é uma oportunidade unica de ler aquele texto ou livro, pois moram no interior do estado em zona rural.






Esta sendo muito boa muita boa a experiência. Estou muito feliz com os resultados.




3 comentários:

  1. Ótima idéia, lindo projeto.
    Parabéns a professora Meri Nádia e toda a equipe do projeto.

    Abraços,
    Joanicy
    Bibliotecária CRB ES/MG 655

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Meri Nádia! O seu projeto é maravilhoso!

    Isso é que iniciativa e responsabilidade social para a transformação de uma população mais consciente de seus direitos através da leitura!

    Um grande beijo!

    Fabiana.

    ResponderExcluir
  3. Parabés a toda equipe do projeto!

    Sou aluna de Biblio na UFES e acho que esta é uma vertente ríquissima que o bibliotecário pode seguir.

    Abraços!

    ResponderExcluir