sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Projeto Leiturativa

O Projeto
O Projeto Leiturativa foi criado em setembro de 2004 por dois alunos do curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação da FESPSP: Durvalino Nascimento Peco e Wagner Paulo da Silva, sob orientação da professora Evanda Verri Paulino.
O projeto tem por objetivo o incentivo à leitura mediante ações culturais e a oferta de meios de informação que, em conjunto, proporcionam aos participantes o acesso ao conhecimento, à cultura e à leitura.
Pretende-se despertar e desenvolver o prazer pela leitura e a imersão no universo transformador dos livros, principalmente naquele que exploram os valores humanos e experiências cotidianas reelaboradas esteticamente.
Com ciclos de leitura, encontro com autores e saraus literários desenvolvidos em 6 diferentes penitenciárias paulistanas o projeto segue com seu intuito de levar inclusão, reflexão e cidadania. Deste modo, o gosto pela leitura é despertado a partir do incentivo à reflexão e à discussão sobre o conteúdo dos textos, de forma que os participantes apresentem suas idéias e opiniões, com liberdade para criá-las, recriá-las e transmiti-las, associando-as a sua própria realidade ou a uma realidade que almejam.

Atividades realizadas
Penitenciária Feminina de Franco da Rocha
Período: De setembro de 2004 à agosto de 2005
Média de público atendido: 30

Foi um projeto piloto com 1 turma semanal que serviu de base para continuidade do projeto. As rodas de leitura aconteceram de forma alternada, na primeira e ultima semana do mês as quintas-feiras, na segunda e terceira semana as sextas-feiras, das 14h às 16h. A penitenciária foi extinta em...

Penitenciária Feminina do Tatuapé
Período: De agosto de 2005 à janeiro de 2006
Média de público atendido: 20

Era uma turma semanal, quinta-feira 14h às 16h. A penitenciária foi extinta
em...




Penitenciária Feminina Dra. Marina Cardoso de Oliveira (Butantã)
Período: março de 2006 à dezembro de 2009
Média de público atendido: 40 por turma

Eram duas turmas semanais, a convite da então Diretora do núcleo de Educação, Monica Cristina Vaz Góes, as atividades foram iniciadas aos sábados das 10h às12h,com a possibilidade de privilegiar um publico maior – aos sábados participavam somente dez pessoas - as atividades foram alteradas para toda quinta-feira das 15h30 às 17h30 e das 18h às 20h.
É importante mencionar que a Diretora citada soube do projeto por intermédio de uma interna participante das atividades na Extinta Penitenciaria Feminina de Franco da Rocha( Piloto ).
A partir do início das práticas durante a semana sugerimos a mudança da biblioteca/sala de leitura para um outro local mais iluminado, silencioso e que pudesse atender as necessidades de controle de acesso.
Em 2008 estas práticas desenvolvidas serviram como base para inscrição no Concurso Pontos de Leitura Edição Machado de Assis, no qual o Projeto ficou em 3º lugar, recebendo R$ 30.000,00 em materiais de escritório e livros que foram doados para esta Penitenciária – A reinauguração da nova biblioteca aconteceu em outubro de 2009, agora com o nome de Biblioteca Cora Coralina, em homenagem à escritora.

Centro de Progressão Penitenciária de São Miguel
Período: De março de 2006 a julho de 2009. Estava em andamento com autorização da Direção da Unidade e orientação do Mediadores Wagner Paulo da Silva e Durvalino Nascimento Peco;três presos estão responsáveis pelas rodas de leitura, documentando as atividades e se reportando a diretoria técnica de saúde e trabalho.
Média de público atendido: 25
Era uma turma semanal, domingo 10h às 12h

Penitenciária Feminina da Capital
Período: De fevereiro/março de 2007 a dezembro de 2008
Média de público atendido: 35 por turma
Eram duas turmas semanais.

Penitenciária Feminina de Santana
Período: De julho de 2006 à dezembro de 2006
Média de público atendido: 20


Nenhum comentário:

Postar um comentário